Uma usina fotovoltaica amigável às abelhas é uma instalação de energia solar projetada para beneficiar as abelhas, ao mesmo tempo em que produz energia limpa e renovável e é capaz de proporcionar diversas vantagens, tais como:
- Preservação da biodiversidade: Ao tornar a usina mais amigável às abelhas, você ajuda a preservar a biodiversidade local, já que esses insetos são importantes para a polinização das plantas.
- Aumento da produtividade das culturas: Como mencionado, as abelhas são importantes polinizadoras, e uma maior presença delas pode resultar em uma maior produtividade das culturas próximas à usina fotovoltaica.
- Melhoria da imagem da empresa: Ao adotar uma abordagem sustentável e amigável ao meio ambiente, a empresa pode melhorar sua imagem junto aos consumidores e à comunidade local.
- Redução de custos: A utilização de plantas nativas e flores silvestres no entorno da usina fotovoltaica pode ajudar a reduzir os custos com manutenção, já que essas plantas são mais adaptadas às condições locais.
- Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas: A produção de energia limpa a partir da usina fotovoltaica contribui para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, enquanto a preservação da biodiversidade contribui para a adaptação desses ecossistemas aos impactos das mudanças climáticas.
Portanto, a construção de uma usina fotovoltaica amigável às abelhas pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para o meio ambiente e a comunidade local.
A primeira usina fotovoltaica amigável às abelhas está sendo implementada na Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias, no município de São Gonçalo da Sapucaí, em Minas Gerais, e é fruto da parceria entre a INTEGRAPIS e a AXS Energia.
Saiba mais sobre o projeto em: https://integrapis.com.br/integrapis-inova-no-setor-geracao-de-energia-renovavel-no-brasil-em-parceria-com-a-axs/