Usina solar amigável às abelhas no Brasil: uma contribuição para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em junho de 2023, a INTEGRAPIS e a AXS Energia uniram forças para concretizar o projeto pioneiro de implementação da primeira usina fotovoltaica amigável às abelhas no Brasil. Esta iniciativa se alinha de maneira notável com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, uma abrangente estratégia global estabelecida em setembro de 2015 como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Veja abaixo como cada ODS se alinha com o projeto:

ODS 1 – Erradicação da Pobreza: Ao promover práticas agrícolas sustentáveis e melhorar a segurança alimentar, o projeto contribui para a redução da pobreza em comunidades próximas com oferta de treinamento profissional e oportunidade de renda.

ODS 2 – Fome Zero: Preservar as abelhas melhora a polinização de culturas agrícolas, aumentando a produção de alimentos e apoiando a meta de fome zero, além da produção de alimentos diretamente pelas abelhas.

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: A preservação das abelhas contribui para ecossistemas saudáveis, promovendo o bem-estar humano, pois a saúde das abelhas está relacionada à saúde do meio ambiente, contribuição aos serviços ecossistêmicos.

ODS 4 – Educação de Qualidade: As usinas fotovoltaicas estão servindo de ferramenta educacionais para treinamentos profissionais e com a conscientização das comunidades sobre conservação da biodiversidade e polinizadores, apoiando a meta de educação de qualidade.

ODS 5 – Igualdade de Gênero: Oferecer treinamento e conscientização de forma geral melhora o acesso das comunidades e beneficia as mulheres, apoiando a igualdade de gênero.

ODS 6 – Água Limpa e Saneamento: A conservação das abelhas contribui para ecossistemas saudáveis, contribuindo para a recuperação das matas nativas, impactando na produção e qualidade da água.

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: As usinas fotovoltaicas geram eletricidade limpa e renovável, diretamente apoiando a meta de energia acessível e limpa.

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: A implementação das usinas cria empregos locais na instalação e manutenção dos sistemas solares e da criação de abelhas, apoiando o crescimento econômico em comunidades próximas.

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: O projeto representa uma inovação tecnológica ao integrar usinas solares com habitats amigáveis às abelhas.

ODS 10 – Redução das Desigualdades: Ao promover o acesso à energia limpa e práticas agrícolas sustentáveis, o projeto contribui para reduzir as desigualdades entre comunidades rurais e urbanas.

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Promovendo práticas agrícolas sustentáveis e conservação da biodiversidade, o projeto contribui para comunidades mais sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: O projeto destaca a importância e implementa uma produção responsável e sustentável.

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Climática: A geração de energia solar reduz as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

ODS 14 – Vida na Água: A preservação das abelhas e biodiversidade terrestre também contribui para a saúde dos ecossistemas aquáticos, por meio da renovação das matas e aumento dos mananciais.

ODS 15 – Vida Terrestre: O projeto promove a conservação da biodiversidade e proteção da vida terrestre, incluindo polinizadores como as abelhas.

ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: A conservação da biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis podem contribuir para a estabilidade social e justiça.

ODS 17 – Parcerias para as Metas: A colaboração entre a INTEGRAPIS e a AXS Energia exemplifica parcerias para alcançar objetivos comuns de sustentabilidade.

Este projeto de usina solar amigável às abelhas demonstra, de maneira inspiradora, como a integração de energia limpa e práticas sustentáveis pode abranger e apoiar uma ampla gama de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fortalecendo assim o compromisso com um futuro mais sustentável até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress