INTEGRAPIS e AXS energia assinam contrato para implementação de projeto inovador no Brasil

A Integrapis, startup que atua há quatro anos no mercado apícola brasileiro e a AXS Energia firmaram acordo em fevereiro para a implementação da primeira usina fotovoltaica amigável às abelhas.

O projeto é inovador no Brasil e tem por objetivo melhor atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas na região onde está instalada.

O projeto-piloto será implantado na Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias, no município de São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais.

O parque será capaz de simultaneamente, em que produz energia de forma limpa e renovável, promover a biodiversidade e fornecer benefícios econômicos acessíveis aos agricultores adjacentes com o serviço de polinização por abelhas, aumentando o rendimento das safras, além de fomentar a produção apícola e seus derivados.

Para o CEO da Integrapis, Denis Franca, a iniciativa prioriza o atendimento dos conceitos ESG (Environmental, Social and Governance), que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, além de atender até 15 das 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. “A Integrapis em parceria com a AXS não prioriza a produção apícola, mas integrar a comunidade à atividade, dar capacitação técnica para apicultores que terão uma profissão dada de forma autossustentável promovida pela AXS e Integrapis”, comenta.

Denis Franca aponta também os benefícios para a comunidade local como integração familiar, integração por igualdade de gênero, geração de renda e melhoria na produção agrícola.

Por fim, Denis Franca acrescenta sobre o ganho em conscientização ambiental em função da valorização da vida das abelhas devido à difusão de conhecimentos.

De acordo com ele, serão ofertados palestras e debates com representantes de cooperativas, associações, produtores agrícolas locais e sociedade em geral, promovidos pela Integrapis e AXS Energia. “Queremos formar não apenas apicultores para trabalhar no projeto da unidade fotovoltaica. Mas também planejamos formar até cem apicultores com capacitação técnica que queiram dedicar parte do tempo no setor apícola como fonte de geração de renda complementar”, finaliza.

Uma resposta

  1. Bom dia gostaria de parabenizar pela iniciativa e tambem gostaria de conversar.
    Somos apicultores e estamos em faze de começar uma associaçao em Mogi Guaçu SP e gostaria conversar para quem sabe uma parceria futura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress