INTEGRAPIS e AXS Energia buscam contribuir com a cafeicultura de São Gonçalo do Sapucaí-MG

A INTEGRAPIS, em parceria com a AXS Energia, iniciou a instalação do apiário amigável às abelhas na UFV (Usina Fotovoltaica) Paulo Valias, no município de São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais. Conhecida por sua produção de café de alta qualidade, a região tem uma tradição de séculos na produção de café e é considerada uma das principais regiões produtoras do país.

A cidade está localizada na região da Serra da Mantiqueira, que oferece um clima ameno e solo fértil para o cultivo do café. A região é conhecida por produzir cafés especiais, com sabores complexos, notas florais e frutadas.

A produção de café em São Gonçalo do Sapucaí é baseada em fazendas de pequeno e médio porte, que utilizam técnicas tradicionais de cultivo e colheita. A maioria das fazendas utilizam mão de obra familiar e emprega técnicas de agricultura sustentável, que preservam a biodiversidade local e reduzem o impacto ambiental da produção. A cafeicultura é uma importante fonte de renda para a região e a produção de café de alta qualidade contribui para a imagem da região como produtora de cafés especiais e ajuda a fortalecer a economia local.

Com a implementação do apiário amigável, que será uma unidade demonstrativa, espera-se que haja ganhos exponenciais também para os agricultores da cidade. De acordo com Jean Samel Rocha, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Integrapis, a maior presença de polinizadores adequados e a fomentação da apicultura na região pode ter impacto significativo na produção de café da região. “O café é uma cultura que se beneficia da polinização por abelhas para produzir e, portanto, a polinização adequada é essencial para garantir uma boa safra, os benefícios vão do aumento da quantidade produzida, chegando ao acréscimo de 30%, mas também da qualidade, com uma homogeneidade dos grãos e aumento no tamanho”, explica.

Deste modo, a Integrapis e a AXS Energia acreditam no projeto como uma forma de contribuir positivamente na cafeicultura da região, promovendo a polinização adequada, aumentando a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade ambiental e potencializando a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress